O diário alimentar deve ser mantido por 5 a 7 dias, sendo importante que seja feito o registro diário de tudo o que foi consumido, incluindo o dia e a hora da refeição. Assim, é possível que ao fim do período de registro se tenha uma ideia do que foi consumido durante a semana e possa ser identificado pontos a melhorar ou a manter.
O registro pode ser feito em um papel, em uma planilha ou em um aplicativo de celular, por exemplo, sendo a única obrigação o registro das refeições. O ideal é que seja feito após cada refeição, e não ao fim do dia, pois assim é possível fazer o registro em mais detalhes e sem que exista esquecimento.
Assim, para fazer um diário alimentar é importante:
Anotar a data, hora e tipo da refeição, ou seja, se é café da manhã, almoço, lanche ou jantar, por exemplo;
Descrever o alimento consumido e a quantidade;
Local em que foi feita a refeição;
Se estava fazendo algo no momento da refeição;
Motivo da refeição, ou seja, se comeu devido a fome, impulso ou como forma de compensação emocional, e o nível da fome do momento;
Com quem a refeição foi feita;
Indicar a quantidade de água ingerida no dia;
Humor: Você também deve incluir como se sente quando come. Você está feliz, triste ou entediado? Prestar atenção no seu humor pode ser fundamental, pois sua saúde emocional pode afetar seus hábitos alimentares. Identificar isso irá lhe ajudar a alterar esse padrão e evitar possíveis gatilhos de compulsão.
Além de tornar mais fácil a identificação de hábitos alimentares, o diário alimentar também pode ser interessante para identificar o estilo de vida que possa estar influenciando nesse padrão alimentar. Por isso, pode ser interessante no registo também colocar se praticou atividade física no dia e a intensidade, quantas horas dormiu por dia e se o sono foi reparador, por exemplo.
O diário alimentar é bastante utilizado na reeducação alimentar, pois a partir do momento em que se anota o que é consumido durante o dia, ao fim de uma semana é possível identificar os hábitos alimentares e identificar o que pode ser melhorado. Assim, o diário alimentar é uma ferramenta importante para que o nutricionista sugira alterações na alimentação do dia a dia que sejam adequadas para o objetivo da pessoa.
Que tal começar o seu diário hoje mesmo!
Anotar ou tirar foto daquilo que se come pode ajudar, porque, dessa forma, o indivíduo passa a ter maior consciência da sua alimentação e dos erros alimentares que comete.
Veja como fazer
seu diário.