Os chás são uma excelente opção natural para reduzir o excesso de gases, diminuir o desconforto e o inchaço da barriga. A maioria desses chás atuam melhorando o funcionamento do estômago e do intestino, o que faz com que as fezes sejam eliminadas mais rapidamente, evitando a formação e o acúmulo de gases.
Mas antes eu quero te passar algumas informações super importantes sobre o assunto.
Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, o que acontece após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins, que não ajudam o sistema imunológico e deixam o organismo suscetível a doenças.
Então A PRIMEIRA DICA E´ o consumo de probióticos, seja na forma de suplementos ou de alimentos, deve ser uma prática diária, pois ajuda a povoar o intestino com bactérias boas que protegem a saúde intestinal e diminuem a formação de gases.
Onde você encontra Probióticos na alimentação?
No Iogurte natural, no kefir , na Kombucha entre outros.
Para manter a flora saudável, aconselha-se o consumo de pelo menos 1 alimento fonte de probióticos por dia, especialmente durante e após o uso de antibióticos, que acabam destruindo a flora intestinal saudável.
Além dos alimentos, os probióticos também podem ser consumidos na forma de suplementos em cápsulas, líquidos ou sachês.Existem vários tipos de
suplementos, que incluem entre 1 até 10 tipos diferentes de probióticos.
O mais importantes vou deixar aqui:
Bifidobacteria animalis: ajuda a fortalecer o sistema imune, além de ajudar na digestão e no combate a bactérias transmitidas por comida contaminada;
Bifidobacteria bifidum: estão presentes no intestino delgado e grosso, ajudando na digestão dos lacticínios;
Bifidobacteria breve: estão presentes no intestino e no trato vaginal e ajudam a combater infecções por bactérias e fungos;
Bifidobacteria longum: é um dos tipos de probióticos mais comuns no intestino e ajuda a eliminar toxinas do organismo;
Lactobacillus acidophilus: é talvez o tipo mais importante que ajuda na absorção de vários nutrientes, além de combater infecções e facilitar a digestão. Os L. acidophilus também estão presentes na vagina, ajudando a combater infecções;
Lactobacillus reuteri: estão presentes especialmente na boca, estômago e intestino delgado, sendo importantes contra a infecção por H. pylori;
Lactobacillus rhamnosus: estão presentes no intestino e podem ajudar a combater rapidamente casos de diarreia, especialmente quando se viaja para outros países. Também pode ajudar a tratar a acne, eczema e a infecção por Candida sp.;
Lactobacillus fermentum: ajudam a neutralizar produtos e toxinas liberadas durante a digestão, melhorando o ambiente para o crescimento da flora intestinal;
Saccharomyces boulardii: ajuda a tratar a diarreia causada por antibióticos ou a diarreia do viajante.
Também é importante fazer uma alimentação saudável e praticar exercício físico regularmente, pois isso ajuda a manter a saúde do sistema gastrointestinal, diminuindo a formação de gases e o inchaço da barriga.
Agora vamos saber quais são os chás e como prepará-los.
1- Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta possui flavonoides que parecem ser capazes de inibir a ação dos mastócitos, que são células do sistema imune que estão presentes em grande quantidade no intestino e que parecem contribuir para a formação de gases.
Esta planta também tem ação anti-espasmódica, que diminui os espasmos do intestino, aliviando o desconforto.
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de folhas secas ou 3 colheres (de sopa) de folhas frescas de hortelã;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Juntar as folhas de hortelã na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber.
2-Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz com várias propriedades medicinais, que é utilizada para tratar muitos problemas na medicina tradicional. De fato, esta raiz também pode ser usada para tratar o excesso de gases, pois facilita o funcionamento do intestino, reduz os espasmos nas paredes do intestino e trata pequenas inflamações que podem piorar a formação de gases.
Ingredientes:
1 cm de raiz de gengibre;
1 xícara de água fervente.
Modo de uso:
Retirar a casca da raiz de gengibre e cortar em pedaços. Depois, colocar na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber.
A erva-cidreira é outra planta muito usada pela medicina tradicional, especialmente para ajudar no tratamento de problemas relacionados com o sistema gastrointestinal. E de fato parece ser capaz de aliviar vários desconfortos a nível gástrico e intestinal, incluindo o excesso de gases.
Além disso, a erva-cidreira faz parte da família da hortelã-pimenta, podendo partilhar de benefícios semelhantes no combate aos gases intestinais.
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de folhas secas de erva-cidreira;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a erva-cidreira na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber.
4-Chá de erva-doce
A erva-doce é uma planta medicinal muito utilizada tradicionalmente para tratar problemas digestivos, mas que também parece ter efeito sobre o intestino, já que parece estimular seu funcionamento, reduzindo a formação de gases. Além disso, alguns estudos também indicam que a erva-doce pode prevenir o aparecimento de úlceras e até aliviar os espasmos musculares causados pela flatulência.
Ingredientes:
1 a 2 colheres (de chá) de sementes de erva-doce;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar a erva-doce à xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber.
5- Chá da raiz de angélica
A angélica é uma planta medicinal que tem forte ação digestiva, pois estimula a produção de sucos gástricos que melhoram a digestão. Além disso, também ajuda a tratar a prisão de ventre por possuir ação reguladora dos movimentos intestinais, o que permite reduzir o acúmulo de gases.
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de raiz seca de angélica;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes na xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber após as refeições.
6-Chá de camomila
A camomila é uma planta que é tradicionalmente usada para tratar problemas gástricos e aliviar desconfortos de todo o sistema gastrointestinal. De acordo com um estudo, esta planta parece prevenir o aparecimento de úlceras e inflamações no sistema gastrointestinal, o que previne também o aparecimento de gases.
Além disso, o chá de camomila tem ação calmante, que ajuda a diminuir o desconforto causado pelo inchaço abdominal.
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de camomila seca;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as flores de camomila na xícara com a água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber.
O ideal é escolher 3 tipos de chá , aí você toma as 10h da manhã as 4h da tarde. Melhor ainda vai ser se você tomar uma xícara antes do almoço e do jantar.
Na minha pesquisa também encontrei um estudo que diz que alguns sintomas físicos indicativos de transtornos de ansiedade são os problemas digestivos crônicos, como a síndrome do intestino irritável, caracterizada por dores estomacais, cólicas, gases, diarreia e constipação. Ou seja, a ansiedade pode estar causando seus problemas de gases e inchaço abdominal.
Então uma Dica é tomar mais um chazinho antes de dormir.
Escolha os que acalmam, como por exemplo:
Chá de melissa, camomila, maracujá ou erva cidreira.
Agora uma Super Dica! ESSA para te ajudar de imediato:
Um ótimo exercício para ajudar a eliminar os gases intestinais é comprimir a região abdominal, isso ajuda na eliminação dos gases, aliviando o desconforto na hora.
O exercício consiste em deitar-se de barriga para cima, dobrar as pernas e apertá-las contra a barriga. Este exercício deve ser repetido 10 vezes seguidas.
Por último mas não menos importante:
Além de tomar os chás e fazer este exercício é recomendado beber bastante água, caminhar ou andar de bicicleta, comer alimentos ricos em fibras, como os legumes, frutas e as folhas verde-escuro pois ajudam a controlar a formação de gases no intestino. Para melhorar o seu efeito e reduzir mais rapidamente a flatulência, deve-se evitar a ingestão de trigo, açúcar, assim como bebidas alcoólicas e bebidas com gás. Pois estes alimentos são conhecidos por serem grandes causadores de gases.