Beber mais água pode ser uma boa estratégia para ajudar quem está querendo emagrecer, não só porque a água não tem calorias e ajuda a manter o estômago cheio, mas porque também parece aumentar o metabolismo e a queima de calorias.
Além disso, a água também ajuda no correto funcionamento de vários processos importantes para o emagrecimento, como o funcionamento do intestino, digestão e até hidratação dos músculos.
Diminui a sensação de fome: por ocupar um volume no estômago, a água é capaz de reduzir a sensação de fome durante alguns minutos após ser ingerida. Além disso, é comum que muitas pessoas sintam fome quando na verdade estão com sede, assim beber água reduz a sensação de fome, diminuindo também o número de snacks e calorias ingeridas durante o dia;
Aumenta a queima de calorias: segundo alguns estudos, beber 500 ml de água fria ou à temperatura ambiente parece aumentar o metabolismo em 2 a 3% durante 90 minutos, o que acaba aumentando o número de calorias gastas no final do dia;
Melhora o funcionamento do intestino: por ajudar a hidratar as fezes, a água ajuda no funcionamento intestinal, facilitando a eliminação de resíduos do corpo;
Melhora o rendimento físico: uma vez que hidrata os músculos, a água é essencial para diminuir o risco de lesões esportivas e facilitar a recuperação muscular. Dessa forma, a pessoa consegue tirar maior rendimento dos treinos, assim como treinar mais frequentemente, facilitando o processo de perda de peso.
Para obter todos estes benefícios para o emagrecimento a água deve ser consumida sem adição de açúcar, já que dessa forma a água passa a conter muitas calorias que podem prejudicar o processo de emagrecimento.
Para ajudar a emagrecer, a água deve ser consumida sem a adição de qualquer substância que possa aumentar seu conteúdo de calorias. Dessa forma, está recomendada a ingestão de água pura, água aromatizada ou chás sem açúcar.