Saiba porque isso NÃO é verdade.
Por muito tempo, o maior conselho para se alimentar foi esse. Comer de 3 em 3 horas acabou sendo a imagem de uma alimentação saudável. Porém posso dizer que foi uma das coisas mais irracionais que os profissionais da área da saúde criaram para a população.
Pensando nos primórdios da alimentação, isso não faz sentido algum. As civilizações mais antigas dependiam de caça, pesca, e não tinham como conservar os alimentos. Estes indivíduos nunca conseguiriam se alimentar de 3 em 3 horas.
A pergunta que fica é: será que nós viemos programados para ingerir alimentos o tempo todo?
Não, biologicamente não, nenhum animal veio.
Com a evolução, o acesso aos alimentos ficou muito mais fácil e acabamos aumentando a periodicidade da ingestão, assim como o volume, e isso trouxe uma série de consequências negativas para o corpo.
Toda vez que um alimento é ingerido, o corpo precisa trabalhar para que ele seja processado. O alimento deve ser metabolizado e bem distribuído dentro do corpo. E todo alimento tem uma parte que deve ser descartada, o que além de exigir esforço, também pode intoxicar o organismo.
Hoje é impossível ter alimentos que sejam puros, grande parte dos alimentos disponíveis no mercado contém aditivos, agrotóxicos, ou são de alguma forma modificados geneticamente.
Inclusive a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos diminuiu significativamente com a industrialização do mundo moderno.
Vamos unir os fatos.
Conclusão 1: nós não viemos preparados para ingerir alimentos o tempo todo.
Conclusão 2: os alimentos que consumimos hoje têm substâncias que podem prejudicar a saúde, como conservantes e agrotóxicos.
Unindo estas duas informações fica bem óbvio que se alimentar de 3 em 3 horas não é uma coisa positiva.
Na atualidade a grande parte das pessoas é sedentária, ou seja, não gasta a energia que consome. Imagine ficar recebendo energia a toda hora, sem gastar. É lógico que essa conta não fecha e vai gerar um desequilíbrio, podendo levar a obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso.
As pessoas estão ficando doentes e obesas pois todo mundo resolveu acreditar que deveria comer de 3 em 3 horas, e não é bem assim que as coisas funcionam. Principalmente pra quem é sedentário.
Devemos comer quando o corpo necessita ou seja QUANDO SENTIMOS FOME!
Atualmente as pesquisas avançaram muito, e graças aos estudos dos hábitos alimentares das civilizações antigas a ciência conseguiu chegar a muitas descobertas interessantes.
Entre elas que o jejum tem muitos benefícios para o corpo. Ao contrário do que se pensava, um jejum bem executado, não provoca perda de massa muscular. Além disso, pode ajudar no processo de emagrecimento e promover outras reações como a melhora das funções cognitivas cerebrais, que é importantíssimo para a qualidade de vida.